Passar para o Conteúdo Principal

Informações úteis

imagens

Região de Aveiro

A Região de Aveiro reúne atraentes polos urbanos, paisagens únicas e recursos naturais, combinados com uma oferta de turismo balnear, turismo de natureza e termalismo. Tendo a Ria de Aveiro como protagonista, a Região é composta pelos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. Neste espaço convivem interessantes tradições regionais, património arquitetónico, gastronomia e a modernidade dos mais recentes equipamentos culturais e sociais.

Acessibilidades

Com uma área de 1693 km2 e cerca de 370 mil habitantes, a Região de Aveiro dispõe de boas acessibilidades terrestres: as autoestradas A1, A17 e a A25. Estas vias permitem a ligação às cidades do Porto (menos de uma hora de distância) e de Lisboa (cerca de duas horas). Atravessada pela rede de caminhos-de-ferro nacional e beneficiando de um importante porto marítimo, a Região de Aveiro apresenta uma forte atratividade industrial e comercial.

Recursos naturais e arquitetónicos

A Ria de Aveiro, exemplar único do país, conjuga beleza e diversidade e proporciona momentos de lazer e partilha com a Natureza. A Reserva Natural de S. Jacinto, em Aveiro, e as praias de areia dourada, que se estendem ao longo dos cerca de 50 Km de costa, são ponto de passagem obrigatório. Já a Pateira de Fermentelos, uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, assume-se como local de incontornável interesse turístico. Aos recursos naturais da Região há a somar um vasto património material e arquitetónico, com destaque para as construções em tijolo e azulejo e para as manifestações do Barroco e da Arte Nova.

Gastronomia

A gastronomia reflete a riqueza cultural e a biodiversidade da Região, o que se traduz em pratos como a sopa e caldeirada de enguias e de peixe e uma variedade de receitas de bacalhau. Também a carne tem o seu lugar à mesa, com o afamado leitão à Bairrada, a chanfana (de borrego ou de cabrito), entre outras iguarias. Uma doçaria rica pode encontrar-se na Região de Aveiro, onde os ovos moles há muito conquistaram a preferência dos visitantes.
Por município
Anadia Águeda Sever do Vouga Albergaria-a-Velha Oliveira do Bairro Vagos Ílhavo Aveiro Estarreja Murtosa Ovar
Pesquisa livre
  • a
  • PesquisarS
Acessibilidade
Mais CentroQRENUECIRApowered by Wiremaze